Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará
A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito
Tudo que se vê não é
Igual ao que a gente
Viu há um segundo
Tudo muda o tempo todo
No mundo
Não adianta fugir
Nem mentir
Pra si mesmo agora
Há tanta vida lá fora
Aqui dentro sempre
Como uma onda no mar

Mudar e renovar dói. Exige esforço que muitas vêzes não queremos fazer e até lutamos contra.

Novo País; novos relacionamentos; novos costumes e novos hábitos.

Há momentos que temos medo de decidir se é melhor ficar como está ou mudar, mas é bom mudar! Tudo se renova criando uma nova espectativa, uma nova esperança. É como conhecer e se apaixonar num novo amor e buscar conhecer cada detalhe dela (ou dele) aprendendo e descrobrindo algo novo, diferente. É muito bom isto. Aí, aí ... mas vamos em frente com este post.

Atendo clientes que são mais "estáticos" (são daqueles do grupo que não gostam de mudanças) ficam irritados comigo quando eu falo em upgrades. Que já é preciso mudar para outro sistema e deixar o antigo por estar ultrapassado e já não processam os recursos novos.

Também atendo clientes "up-to-dates" (são daqueles do grupo que amam estar com a última tecnologia nas mãos) também se irritam com os alertas que faço sobre os problemas que um upgrade pode causar momentâneamente.

Tanto um grupo quanto outro, por outro lado, ficam felizes quando eu mostro os benefícios de fazer o upgrade, mas no momento certo.

Pense comigo! Vivemos em uma sociadade capitalista e consumista. A indústria produz suas novas tecnologias não só para "benefício da humanidade" mas com interesse comercial de fazer dinheiro. Isto quer dizer que nenhum produto de tecnologia (dispositivo ou programa) sai de fábrica com 100% de estabilidade. Eles pensam assim: Bom os teste mostram que este produto (dispositivo ou programa) apresenta 95% de estabilidade e já podemos abrir para venda ao público. Estes problemas que ainda não estão estáveis vamos deixar para fixar no primeiro upgrade (versão x.1).

Sim, é assim mesmo que funciona. A Microsoft, por exemplo, está fazendo um super upgrade no Windows 8 e está liberando em breve o Windows 8.1 com muitos problemas acertados. Isto ocorre porque os próprios programas se comunicam com os "servidores" reportando problemas e complains dos usuários. Então a Microsoft vai fixar milhões de produtos que já foram vendidos. Primeiro vende, depois conserta.




Outro dia, um cliente foi, ele mesmo, atualizar o website que fiz em WordPress (porque viu o aviso de upgrade no control panel para a versão 3.6) e advinha o que aconteceu? Muitas funções do website (plugins) pararam de funcionar. Depois me ligou dizendo que o site estava com defeito.

Tudo em informática atualiza de tempos em tempos e chegou a vez do , o super Novo Sistema da Apple para os iPhones, iPads e iPods.

Mudar ou não mudar? Eis a questão!

Antes de mudar é preciso lembrar de três coisas:

  1. Lembre-se de se preocupar com o que você tem dentro de seus dispositvos.
  2. Lembre-se de que isto tudo pode desaparecer depois de finalizar o upgrade.
  3. Lembre-se de que colocar tudo de volta pode custar um bom dinheiro.

Todos as empresas estão cobertas por uma simples linha no "agreement" antes de o programa começar a fazer seu trabalho. Você já reparou que em meio ao enorme texto do agreement está escrito: "Não nos responsabilizamos por qualquer perda de dados ou informações contidas no dispositivo. Você tem o direito de não aceitar os termos e condições desta atualização clicando em 'Não Aceito' ".

Mas eu não quero assustar você, mas sim esclarecer e não confundir.

Aí vão algumas razões para você FAZER e algumas razões para você NÃO FAZER AINDA o upgrade do iOS6 para o iOS7:

Razões para Fazer o upgrade:

  • Mais moderno e mais ágil
  • É multitarefa (multitasking), executa vários aplicativos ao mesmo tempo. Isto era previlégio só dos Android da Google. Antes, quando você abria um aplicativo o outro era fechado.
  • O Siri agora é mais "humano". Tem uma voz menos robótica e entende melhor o que você fala para ele (ele ainda não fala português).
  • O Upgrade é FREE!!
  • Tem um visual incrível. Parece aqueles gadgets do "Tony Stark o Iron Men".
  • As configurações ficaram mais simples de encontrar
  • A Apple Store também ficou melhor, agora você não precisa ficar irritado de tantos avisos de updates dos apps, você pode escolher updates automáticos ou desligar e fazer quando for mais conveniente.

Razões para Não Fazer Ainda:

  • Mudança Visual: Esta foi a maior mudança visual que a Apple fez desde o lançamento em 2007. Então você poderá ter dificuldade em fazer tarefas que antes você dominava bem.
  • Você terá que descobrir o caminho das pedras sozinho até poder operá-lo com tranquilidade e isto poderá levar tempo.
  • O download do sistema não bloqueia seu telefone, mas demora será preciso deixar o download finalizar sua tarefa e não interrompê-lo - o sistema é grande.
  • Alguns aplicativos que você tem instalado podem não funcionar mais depois do upgrade. Na verdade todos os aplicativos irão demorar um pouco até que fiquem 100% compatíveis.

Cuidados para fazer o UPGRADE:

COMPATIBILIDADE:

  • O upgrade roda nos iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, second-, third-, and fourth-generation iPad or later; iPad mini, Fifth-generation iPod touch (16GB, 32GB, and 64GB)
  • Você vai precisar faze o upgrade do iTunes par 11.1.0.126 (até o momento da publicação deste post)

BACKUP:

  • Antes de pensar em fazer o upgrade, tenha a certeza de que todos os apps estão atualizados.
  • Use o iCloud para fazer um backup geral
  • Também faça um backup em seu computador

DOWNLOAD EM CASA:

  • Conecte o USB cable em seu iPhone, iPad ou iPod em seu computador.
  • Use sua conexão de internet de em casa e não o 3G/4G/4G LTE
  • Siga cuidadosamente as instruções das telas que se seguem.

BUGS:

  • É só um reforço do que eu já disse lá  atrás. O sistema tem alguns bugs e você pode ficar descontente com isto, mas tenha calma que em alguns meses sairá o upgrade do upgrade.