Nosso mundo digital exige segurança e muitos cuidados! 

Passwords não são de longe algo só da vida digital. Na verdade desde que houve a necessidade de permitir acesso a algum lugar ou a informações já se havia criado "contra-senhas" de acesso.

A palavra password quer dizer "palavra-chave", ou seja, um conjunto de palavras que darão acesso. Mas como isto realmente funciona? Como o computador sabe a minha senha?

Bom, falando um pouco em computês. Todo programa trabalha com duas coisas: as instruções de execução e um database (banco de dados). Estas instruções executam todo o processo e neste processo há a manipulação de uma base de informações, que é o banco de dados. O programa usa o banco de dados tanto para ler quanto para armazenar informações nele. A(s) password(s) nada mais é(são) que mais uma informação nele. Como a password é um informação muito preciosa e todo cuidado com ela é pouco, até par armazenar há um cuidado extra. Passwords são armazenadas de uma forma codificada (que chamamos de encriptada) para dificultar a leitura dela.

Quando se é digitada a password em um campo e logo em seguida o botão SUBMIT (ENVIAR) é pressionado, o programa vai até o banco de dados para ler a password armazenada, mas antes ele tem que traduzir esta esta codificação, para depois fazer a comparação. Havendo 100% de coincidência o programa libera (abre a prota) para se entrar na área.

Fique muito atento quando for digitar passwords, pois o teclado pode estar com o CAPS LOCK ligado. LETRAS MAIÚSCULAS e LETRAS MINÚSCULAS são consideradas diferentes para o computador.

Cuide para que as passwords possam usar um conjunto de caractéres que dificultem a sua "adivinhação". É permitido usar os seguintes símbolos:

  1. Números de 0 a 9
  2. Letras Maiúsculas e Minúsculas
  3. Caracteres especiais: !@#$%^&*()_-=+/*?><][{}\|"';:~`
  4. Pelo menos com 8 caractéres

Faça uma combinação tão complicada quanto você possa NÃO SE ATRAPALHAR ou ESQUERCER, mas de qualquer forma anote e quarde em lugar seguro.

Os recursos de recuperação e reset de passwords estão incluindo de 1 a 3 perguntas básicas para poder identificar o usuário. As respostas destas perguntas devem ser respondidas EXATAMENTE COMO FORAM DIGITADAS. Entendendo melhor: são passwords para recuperar passwords.

Como no mundo digital há "especialistas" em invadir e quebrar passwords, existe um recurso chamado CAPTCHA que bloqueia a ação de programas robos. O CAPTCHA é uma maneira de certificar que realmente é uma pessoa real e não um programa quem está digitando, pois este sistema é totalmente baseado na identificaçào visual. Não há programa que possa "ver" o que há na tela (pelo menos por enquanto).

Wow! Procurei falar ao máximo o mais simples toda esta conversa muita chata. Agora, eu quero lhe fazer uma pergunta curiosa que tem tudo a ver com este assunto.

Como surgiu a expressão popular dos mineiros “UAI”?

Segundo a professora Dorália Galesso, foi o presidente Juscelino Kubitschek que a incentivou a pesquisar a origem da palavra “UAI”. Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do Estado de Minas Gerais, Dorália encontrou a explicação.

Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem da polícia lusitana.

Como conspiravam em porões e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros com as três batidas clássicas da Maçonaria nas portas dos esconderijos.

Lá dentro, perguntavam: “Quem é?” E os de fora respondiam: “UAI” – as iniciais de União, Amor e Independência. Só mediante o uso dessa senha a porta seria aberta aos visitantes.

Conjurada a revolta, sobrou a senha, que acabou virando costume entre os mineiros, que assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário.

 

Este texto foi extraído do Jornal Correio Brasiliense

Ouça também o áudio desta história do próprio autor, Dr. André Mansur: