No curso que fiz na Faculdade de Tecnologia do Mackenzie (FATEM) na década de 80, havia computadores disponíveis na escola para podermos usar e fazer os trabalhos. Naquela época só era possível lidar com computadores no trabalho (e isto só nós lá do aquário) ou na escola.

Quando ainda eram usados os cartões perfurados não haviam riscos. Depois que inventaram o disco magnético transportável (floppy disc) aí começou a dor de cabeça.

Com a introdução do IBM-PC que utilizavam os floppies (CHEGA DE CARTÕES!!!!) a praga começou.

Todo cara envolvido com computadores tinha sua própria caixinha de estimação com uma coleção de "programinhas" e "jogos" que iam sendo colecionados e trocados entre a escola, a empresa e os colegas.

Mas porque a praga começou? Justamente por que os computadores da escola eram verdadeiros viveiros de vírus e armadilhas destes programinhas. Quando a gente colocava o floppy para "levar" para o trabalho e fazer umas coisinhas, estes vírus pulavam para dentro dos pobres PCs e infectavam arquivos de trabalho e agente tinha que se virar para que ninguém percebesse isto.

Agente tinha de tudo: programas para debug; jogos; calendário com a face de Jesus (que demorava quase 1 hora para imprimir na impressora matricial); word star para editar textos, e um monte de coisas. Ninguém tinha computador em casa, mas tinha um verdadeiro arsenal de programas.

Com o passar do tempo surgiu algo muito interessante e novo para aquele momento da computação: o tal BBS !!!

Como se diz em São Paulo: Meu!! Isto é demais!!

Por meio de um MODEM, agente conectava pela linha telefônica no sistema de BBS do Mandic e fazia o download de "programinhas legais". Não vou nem comentar que no Brasil, naquele tempo, linha telefôonica era coisa para rico e imagine ficar ocupando a única linha para fazer estas "artes" - porquê agente que mexe com computador "somos tudo artista" !!!

O único mal que isto produzia era o de estragar arquivos, perder dados e ter que refazer tudo outra vez.

Hoje, o "buraco é mais embaixo". Temos computadores até no banheiro e os BBS (o vovô da internet) transformaram-se em conexões poderosas e permanente. Não podemos mais ficar sem ela. Pela internet nos comunicamos com pessoas ao redor do mundo (e fora dele, pois a NASA já colocou internet na DISCOVERY), trocamos mensagens, falamos ao telefone, conectamos com outros computadores, assistimos filmes e muitas outras outras.

Os Perigos da Internet são mais sérios que se imagina. Os vírus são apenas uma "brincadeira de mau gosto" e o que ocorre com mais intensidade hoje, é o ROUBO DE IDENTIDADE (IDENTITY THIEF).

Não passa pelo menos um dia na semana que eu não recebo um chamado sobre computador com infectação de vírus ou algum comportamento estranho.

Roubo de Identidade pode ser feito por vários caminhos:

  • EMAILS: Um email levando você a acreditar num suposto recadastramento em seu banco: BANCOS NÃO ENVIAM EMAILS AOS CORRENTISTA. ELES ENVIAM CARTAS MESMO!!!
  • CLONAGEM DE WEBSITE: Cópias tão perfeitas que enganam os mais atentos: SITES DE BANCOS OU ENTIDADES QUE USAM CARTÕES DE CRÉDITOS USAM UM AMBIENTE SEGURO (na maioria deles o VERISIGN) QUE PRECISA SER PAGO E CADASTRADO. A DICA É OBSERVAR O DOMÍNIO (http://www.) E PRESTAR BEM ATENÇÃO SE É O DOMINIO DA ENTIDADE E HÁ UM CADEADO FECHADO (CANTO DIREITO OU NA BARRA A ESQUERDA).
  • ATENÇÃO: websites pornográficos são viveiros de porcarias. O simples fato de visitá-los pode disparar um script de instalação e ser instalado um cookie para, por exemplo, enviar tudo o que voce digita ao servidor. Um alerta em curtas palavras: O PEIXE MORRE É PELA BOCA!! CUIDADO!!
  • NUNCA, MAS NUNCA MESMO, PREENCHA FORMULÁRIO EM SITE DE COMPRAS QUE NÃO ESTEJAM COM O CADEADO E QUE NÃO SÃO DE ENTIDADES SÉRIAS COMO: PAYPAL; AUTORIZE.NET; VERISIGN, etc ...

Existe, além disto, o cuidado com as crianças sobre as redes socias, messengers e controle sobre website que eles visitam.

Eu recomendo as seguintes ações para se precaver de problemas como os que disse acima:

  • MANTENHA O ANTI-VIRUS INSTALADO E SEMPRE ATUALIZADO: Eu recomendo voce a utilizar o AVG. Faça o download gratuito por 30 dias neste link. Eu sou revendedor autorizado e você poderá adquirir comigo uma licença de 1 ano por $39.
  • LIMPE REGULARMENTE OS ARQUIVOS TEMPORÁRIOS DE INTERNET: Utilize o CCLeaner
  • USE UM PROTETOR DE WEBSITES "INDEVIDOS E SUSPEITOSOS": Instale o K9 Web Protector que é FREE (http://www1.k9webprotection.com), é totalmente seguro e transparente.

Estas dicas valem 100% para os usuários de PC Windows. Quem optou por um Macintosh ou Linux (qualquer distribuição) está livre de 99% destes problemas.

Caso você tenha alguma dúvida de como proceder, eu posso ser contactado facilmente (veja a página "QUEM?") para trazer soluções para problemas mais difícieis ou de infeções mais sérias. E até mesmo se você deseja manter os computadores/servidores de seu escritório, escola ou igreja seguros e vigilantes.

Muito Obrigado,

Jefferson Carvalho
><>

gostou2