Tempos atrás por volta de 1989/1990, ainda em São Bernardo do Campo, São Paulo, eu tinha um FUSCA AZUL (fusca não é carro; é fusca!). Ele tinha roda gaúcha em alumínio e era meia tala. Este fusca foi demais: se quebrava o cabo de embreagem, no problem, engatava no tempo; acabava a gasolina, no problem, álcool nele até o próximo posto (e ele chegava lá viu!).
Um super motor 1300cc que rodava com um tanque por quase a semana toda (e olha que nóis rodava aquele São Paulo, hein mano!).
Este fusca era "pau para toda obra", nunca me deixou na mão. Depois de um acidente que foi fatal para ele comprei um FIAT FIORINO, na côr branca, direto da concessionária. Novinho com o velocímetro marcando apenas 13 Km. Agora sim, estava com um automóvel. Chega de quebra galho e engatar marcha no tempo (apesar de ter feito alguns testes). O FIAT rodava macio; suave; silencioso; todos os "ímetros" funcionavam perfeitamente. Uma maravilha!! Alegria geral! Estava muito feliz com aquele automóvel, mas sentia saudades do FUSCA BALA. Pudera, ele topava qualquer parada; qualquer terreno; com ele não tinha tempo ruim. Até em alagamentos ele andava. Passava firme em primeira marcha por qualquer alagamento abrindo caminho sem afogar. Com o FIAT nem pensar! Com chuva forte, nem saia com ele. Mas nele o conforto era outro; som stéreo; andava mais rápido; tinha 5a. marcha e toda tecnologia que o fusca não tinha.
Esta história é muito interessante, mas enfim o que que ela tem haver com computadores, você deve estar perguntando? Bom, a intenção foi a de ilustrar o que acontece com a decisão de comprar um computador e decidir entre um PC Windows e um Macintosh. Qual dos dois é melhor? Pergunta que ouço quase todos dias. Aqui vai o meu parecer: Um Macintosh tem a seguinte particularidade: Quem projeta o hardware (o computador) é o mesmo quem projeta o Sistema Operacional (o software principal que faz tudo funcionar). Assim, tudo fica compatível e a chance de problemas é quase ZERO.
Enquanto que num PC é de se admirar que tudo funcione! Cada parte é de um fabricante e o S.O. é de outro (Microsoft). Fazer tudo isto funcionar é mesmo quase um milagre.
Nesta ilustração o PC Windows é o FUSCA que topa qualquer parada, mesmo com tantos problemas um PC Windows, anda por qualquer estrada.
O Mac é uma MERCEDEZ, é mais indicado para aplicações de alto desempenho como vídeo, photo, músicas e desktop publishing. A chance de vírus num Mac é praticamente ZERO por não haver muito interesse em perturbar os usuários Mac que são a minoria no mundo (95% dos computadores no mundo usam Windows) e hoje com os processadores da Intel, é possível rodar o Windows em um Mac e ter os dois vivendo juntos bem felizes. Seria como ter dois computadores em apenas um.
Qualquer que seja sua necessidade e a escolha seja por um Mac ou por um PC Windows, como ocorre com carros, o computador precisa ser preparado antes de começar a ser usado, bem como um tune-up de tempos em tempos:
- configurações regionais; remoção de programas inúteis; otimização; updates;
- instalação definitiva de antivirus; proteção contra males de internet;
- acentos em portugues no teclado americano;
- configuração de network e internet; instalação de backups;
- configuração de emails e internet messengers;
e muitas outras "cocitas mas".
Bom, este serviço pode ser agendado para atendimento em New York City e New Jersey e também é possível via conexão remota!
Muito Obrigado e que Deus abençoe voces,
Jefferson Carvalho
><>