O que é uma Intranet?
“Uma Intranet pode ser entendida como “uma versão particular da Internet”, ou uma mini-Internet dentro de uma organização. Uma organização pode ser desde uma pequena empresa até um grande comglomerado, ou mesmo uma instituição. É a rede interna de alguma instituição ou empresa em que geralmente o acesso ao seu conteúdo é restrito.”
Muitas definições de Intranet se referem a uma rede privada de computadores, mas uma Intranet é MUITO mais que isso, da mesma forma que a Internet revolucionou toda a forma de se relacionar e de se comunicar, não somente através de um computador, mas de forma a afetar a nossa vida on-line e off-line, a Intranet trouxe a mesma inflexão para dentro da comunicação e retenção de conhecimento dentro de uma organização.
Assim uma forma de entender uma Intranet é uma série de sites interligados e que só são acessados de dentro da empresa. As Intranets são construídas da mesma forma que os sites de Internet e podem utilizar as mesmas técnicas de desenvolvimento.
Uma grande diferença das Intranets é que elas normalmente apresentam alguma forma de identificação do usuário que está navegando, assim é possível reconhecer o seu perfil de acesso. Uma Intranet pode utilizar um modo de identificação automático, onde através do login de rede (login via LDAP - Lightweight Directory Access Protocol) é possível nominar o usuário de forma transparente. Algumas Intranets mais simples solicitam login e senha para acesso a algumas áreas de serviços que contenham informações privilegiadas.
Para que serve uma Intranet?
Hoje para a maior parte das empresas a Intranet é tão importante quanto o site da empresa, pois é através dela que são comunicadas as principais estratégias, presentes e futuras, para os mais diversos níveis hierárquicos, de forma rápida, barata e eficiente.
Um gerenciador de conteúdo para uma Intranet é essencial para o seu sucesso, já que através de CMS é possível descentralizar a geração de conteúdo: cada área pode gerenciar a sua própria necessidade de divulgação de informação e através de um fluxo de trabalho permitir que uma área central valide a linguagem utilizada.
Dessa forma é comum que o conteúdo cresça de forma diferente, assim, uma área pode gerar muito mais conteúdo que outra.
É comum termos áreas de acesso restrito. Um gerente tem acesso a informações pertinentes ao seu cargo, o mesmo ocorrendo para os diretores e presidente da empresa. As melhores Intranets fazem isso de uma forma transparente, sem que o funcionário se sinta menosprezado por não ter acesso a alguma área.
Com o passar do tempo as Intranets têm crescido tanto quanto os sites das empresas e já demandam sistemas de busca e recuperação de informação tão sofisticados e complexos quanto o papel que o Google desempenha na Internet. Esses sistemas permitem a indexação de documentos, arquivos, imagens e vídeos, além de trabalhar a relevância e pertinência desses dados dentro da busca.
Veja assim: um website tem um objetivo comercial e até mesmo de eliminar tarefas repetitivas como resposta a perguntas constantes por meio de aéras de preenchimento de formulários. Na Intranet o website é para conter informações de seu negócio que normalmente iriam para o papel: manuais de procedimentos, regras de conduta, formulários oficiais, áreas específicas de dowloads para colaboradores, comunicação online fechada, gerenciamento de projetos, etc ...
Atualmente, mesmo pequenos offices podem ter sua própria Intranet com um custo muito mais baixo do que antes. Os mais beneficiados são os business que lidam com centenas de informações diariamente - como Law, Accoutant Office, Medical Offices, Realtors, etc ... - agregando eficiência com baixo custo.
A JT monta sua Intranet do jeito que você precisa