Dicas, ferramentas e recursos para manter seu computador saudável.
É engraçado ver como evolui a informática e como os computadores vão, cada vez mais, ficando mais potente e também com mais capacidade.

Até há pouco tempo atrás, ter um desktop (computador de mesa) era ter uma caixa e um monitor bege ou preto, com uma estética horrenda. Desde o lançamento do iMac, o design dos computadores passou a ser incorporado ao ambiente: váras cores e vários estilos.Passa-se que hoje que o computador já está ocupando um lugar de destaque na vida da grande maioria das pessoas. Um espaço que antes era apenas da televisão. E o computador, por si só, tem um atrativo e aí já viu, né! Todo mundo que v6e um por perto quer usar e “dar uma mexidinha” nele. Com o seu computador acontece o mesmo? Gostaria de lembrar que este computador que usamos tem o nome de PC por um bom motivo, PC significa: Personal Computer, ou seja, Computador de uso Pessoal.

Bom, a reclamação que a maioria de meus clientes fazem é exatamente neste ponto. Depois que alguém mexe nele é que ele fica, cheio de problemas e algumas coisas mudam de lugar.

Vou usar um pouco (mas só um pouco) do computês para explicar algumas coisas. Um sistema de computação é composto por 3 elementos:

  1. Hardware – o computador fisicamente; suas peças; acessórios e periféricos.
  2. Software – são o programas e aplicativos que executam comandos e usam o hardware para desenvolver aquilo para que foi programado.
  3. Peopleware – a pessoa que opera (usa e abusa) do hardware e do software.

Operar um computador é uma tarefa cada vez mais simples e comum. O computador, quero dizer, o micro-computador, foi concebido pelo Mr Gates e pelo genial Steve Jobs para ser amigável e simples de operar, bem diferente do que era no início. A internet chegou para o público, os preços despencaram e o micro-computador saiu dos escritórios para fazer parte de meu e de seu dia-a-dia.

A interatividade dos 3 elementos que eu citei lá atrás faz com que o micro-computador se comporte da maneira como a pessoas o usa.

Deixa eu te contar uma coisa. Você sabia que a cada vez que você liga seu micro-computador ele já não é o mesmo que da vez anterior que voce o usou? Você até pode achar isto estranho, mas não é!

Todos os programas que estão instalados em seu computador conversam com seus respectivos fabricantes por meio de sua conexão de internet (que é viva; está sempre ligada; always on) isto faz com que pequenos e grandes acertos sejam trazidos dos servidores destes fabricantes e instalados automaticamente neles (ah! então, é por isto que aquelas janelinhas ficam perturbando!!!).

A cada visita que é feito em qualquer website ocorre o mesmo. Para que você possa ver o website, o video, ouvir aquela música ou qualquer outra coisa que há nele, uma porção destes arquivos são carregados (downloads) em seu micro-computador.

É mais ou menos assim: Digamos que você fosse fazer um passeio ao Mall e entrasse em várias lojas e em cada uma delas você trouxesse consigo umas “coisinhas” de lá. Digamos ainda que você faz isso regularmente todos os dias e que ao chegar em casa você colocasse estas “cosinhas” pela casa, aonde tivesse espaço. Com o passar do tempo, como resultado destas vistas, você começaria a ter dificuldades para circular dentro de sua própria casa devido a quantidade de “coisinhas” espalhadas por todo lado. E aí o que é preciso ser feito? É preciso parar por um momento; fazer uma faxina; arrumar as coisas úteis e as inúteis jogar fora.

E como diria o Sinhozinho Malta (aquele do Roque Santeiro): Tô certo, ou tô errado?

Sim, é preciso arrumar a casa e dar uma calibrada em seu PC para que ele continue rodando suavemente sem tropeçar.

Ah e não adianta reclamar da versão nova do MSN que agora é diferente porque, como costumo dizer para meus clientes, computador é como aquela música do Lulu Santos: “Nada do que foi será do jeito que já foi um dia”. O relógio caminha para frente.

Abaixo está uma relação de procedimentos bem simples para que todos possam fazer, por conta própria, uma MANUTENÇÃO BÁSICA em seu computador.

Caso precise do serviço profissional de um expert eu posso sempre ser encontrado nos telefones e emails que estão logo abaixo ao final deste artigo.

DICAS DE MANUTENÇÃO DO COMPUTADOR

Todo dia …

  • Atualize antivírus e spyware: vírus se espalham rapidamente, por isto, faça a atualização deles diariamente para manter seu computador seguro contra eles.
  • Faça backup de seus dados: faça uma cópia dos arquivos que mudaram desde o último backup, isto prevenirá dores de cabeça caso seu computador der algum problema.
  • Reboot quando programas falharem:  falha de aplicativos promovem falhas em outros programas.

Toda semana …

  • Faça um scan complete de vírus e spywares: apague qualquer coisa que aparecer após o scan, tudo é nocivo.
  • Faça um backup completo:  melhor prevenir que remediar. Com um backup completo seu sistema é restaurado mais fácil
  • Rode o Windows update:  regularmente verifique e faça a atualização do sistema que o fabricante disponibiliza.
  • Rode um programa de remoção de spyware/adware:  spyware podem ser perigosos e atrapalham o desempenho de seu computador.

Todo mes …

  • Atualizar programas:  para deixar seus aplicativos mais estáveis, verifique as atualizações no website do fabricante ou visite website como version tracker –  www.versiontracker.com .
  • Verifique novos drivers:  instalando as últimas versões dos drivers dos dispositivos pode aumentar a velocidade e estabilizar seu computador. Use utilitários que checam e fazem um diagnostic em seu computador.

Todo ano

Limpeza do gabinete:  jateie com ar as partes da ventilação para expulsar a sujeira que vai se acumulando ns entradas de ar. Limpe também as ventoinhas que forçam a circulação de ar interno.
Faça um checkup completo:  programas de checagem de hardware podem testar todo o computador e prevenir uma falha eminente de algum componente.
Reload completo:  Caso seu computador está se comportando muito estranho uma reinstalação fresca do sistema e dos programas será a solução definitiva para todos eles.

IMPORTANTE: NÃO ENTREGUE SEU COMPUTADOR NAS MÃOS DE CURIOSOS E INICIANTES

Fique atento à estas dicas, precisando de um expert é só me chamar.

Muito Obrigado e que Deus abençoe voces,

Jefferson Carvalho
><>

gostou2