Quando eu comecei a trabalhar desenvolvendo sites em 1996 eu não fazia a menor idéia do que realmente seria marketing digital. Eu conheço muita coisa sobre marketing de resultado, mas muitas das coisas que a gente fazia muito bem e funcionava, agora podem não funcionam mais.
Comecei a fazer web sites usando o FrontPage da Microsoft e hospedava usando uma área de hosting do tripod. Um dos provedores gratuitos que conheci na ocasião.
Era muito gratificante contruir o website e vê-lo no ar. Fiz meu web site com toda a relação de serviços que atuo e coloquei no ar com logotipo nome e tudo "Computer Solutions".
Na ocasião eu trabalhava na InPrima (www.inprima.com.br) cuidando dos sistema de network e impressão digital das lojas e comecei a ajudar no desenvolvimento do web site das lojas junto como a empresa desenvolvedora.
Isto porque a necessidade de ter um web site dispertou o interesse do dono da loja na Paulista depois de eu ter instalado a conexão banda larga.
Imagine só, a empresa possuia 10 linhas telefonicas e usava 6 delas para os vendedores trocarem emails com clientes. Era uma linha para cada computador, esta era a triste realidade da conexão dialup em 1998, caro e lento, mas fazer negócios por emails já era fundamental.
A Telefonica já havia comprado a Telesp e começou a cadastrar os usuários interessados em ter uma conexão banalarga, era um ADSL chamado Speedy. Alguns meses após o cadastro os técnicos da Telefonica foram instalar o Speedy e (acreditem ou não) não sabiam como colocar a conexão no computador sem que ele fosse desconectado do resto da netwowk. Eles simplesmente diziam que apenas um computador poderia receber a conexão. Para mais computadores teria que ser aberto mais pedidos, um para cada um. O dono da loja ficou doido com aquilo, mas o que fazer! Então eu disse à lel para deixar que eles façam assim e dpois eu resolveria a situação. Pedi que instalassem a conexão no computador que eu usava para administrar a network.
Depois de tudo instalado, somente eu era quem usava usava a Internet Bandalarga (broadband) da loja. Bom, mas o negócio foi intencional, apesar do povo dizer assim: Nem o dono da firma tem internet rápida!!! Imagina!
OK ... Vamos ao computês.
Acontece que ainda não haviam routers para vender como tem hoje em todo lugar. O que a gente tinha era um servidor de arquivos rodando o sistema Lantastic e mais nada.
Comecei o meu trabalho para encontrar uma maneira de compartilhar a internet com todos os
computadores da loja. Encontrei a solução configurando um pc com windows 98 como servidor proxy.
Matei dois problemas com uma só solução: distribuí a internet com todos os computadores e fiz a loja
economizar $$ reduzindo as linhas telefônicas de 10 para apenas 4. De carona configurei também o
firewall para proteger a network de invasão!!
Olha só, eu estava falando de website e marketing digital e acabei contando esta história toda!
ok ... deixa eu tomar uma aguinha e continuo no próximo artigo. OK?
Deus abenço vocês em Cristo Jesus.