É isto mesmo, é uma pergunta!
Não sou o único que quando vai ao Starbucks ou algum outro lugar para tomar um café ou encontrar algum cliente, procura por um FREE WIFI.
Estou sozinho nesta? Não, não estou! Você que está comigo, vamos à algumas considerações que são "muito"importantes sobre este assunto.
Mas afinal o que é e o que significa Wi-Fi? Para que os navegantes saibam "WiFi" não é uma abreviação ou uma sigla. É uma marca registrada da Wi-Fi Alliance, que é o órgão que normalizou o wireless. Colocou NORMA na conexão de network via sinal de rádio.
O WIFI é muito popular e é um recurso que o comércio local usa para atrair a clientela para permanecer mais tempo dentro do estabelecimento e com isto consumir mais.
Bom, vamos direto aonde mora o perigo. Acompanhe meu reaciocínio: Estar conectado à internet significa que também se está conectado em uma network e isto faz com que os computadores conectados no mesmo WIFI, façam parte do mesmo router que gerencia esta network, que por consequência fornece os serviços disponíveis nela!!
Puxa vida, deu nó né? E isto porque de computês eu só usei duas palavras o "WIFI" e "ROUTER"!!
Veja ... atualmente, e cada vez mais, os sistemas operacionais dos computadores, smartphone e tablets são desenvolvidos para serem amigáveis ao usuário final, desta forma o próprio sistema é capaz de fazer uma boa parte das coisas sem a interferência do usuário. Isto quer dizer que ao conectar em um WIFI o próprio sistema irá disponibilizar alguns "folders" e recursos do disposotivo.
Vamos ilustrar:
Você está sentado tranquilamente em um café e lembra que tem que pagar aquele bill que vence naquele dia. Humm .. assim você entra no site de seu banco e ... tcham tcham tcham tcham, digita as 30 passwords que o banco pede e paga o bill. Livre, leve e solto fica feliz por ter se livrado daquele abençoado fee de $35.
No dia seguinte ao acordar verifica que seu saldo sofreu de pressão baixa e caiu assustadoramente. Aonde foi parar o dinheiro??? Não sabe? Eu também não!! Agora acho que quem ficou com a pressão baixa foi você, hein? Acho até que você está pensado que teria sido melhor deixar para pagar o fee no próximo mês!
Isto foi só para ilustrar uma situação com o FREE WIFI, para que você saiba que em uma rede sem fio pública poderá acontecer algo em seu computador (ou outro dispositvo) sem que você tenha conhecimento. Isto não quer dizer para você não usar mais um FREE WIFI. Entenda ainda que o WIFI tem um raio de abrangência que vai além dos limites do estabelecimento, ou seja, pode não ser apenas as pessoas que estão lá dentro que estão usando.
"Emprestar" uma conexão que está aberta de algum vizinho também pode ser perigoso, você está conectada na rede dele e seus folder começarão a aparecer na computador, ou vice e versa. já tive clientes que me disseram que estavam com uma printer instalada sem mesmo ele ter impressora.
E o que eu vou fazer então, daqui para frente? Você deve estar perguntando.
Você irá tomar algumas precauções. Estas precauções são principalmente para os "pouca prática" em computadores que são muito vulneráveis e são capturados por hackers como moscas são capturadas por aranhas:
- REGRA NÚMERO 1: Computadores novos são como carros novos, precisam ser inicializados e preparados para uso. Todo produto industrial é feito em série e possui a mesma configuração, computadores não são diferentes. Uma inicialização adequada irá colocar proteções que você nem pensa que existe, mas estará lá cuidando. O anti vírus não é suficiente. OK? Amigos você chama para um bom café e bate-papo, para fazer isto chame um computer expert (eu estou aqui viu?).
- Verifique se o WI-FI está protegido ou não por password e encriptação.
- Caso não estiver nem arrisque. Existem programas varredores de network que identificam os dispositivos conectados e mostram toda a identificação deles acusando inclusive se há compartilhamentos abertos e eles vasculham tudo sem sequer você perceber isto. São verdadeiros caçadores de sistemas vulneráveis.
- No Windows, por exemplo, assim que a conexão é estabilizada uma janela é aberta perguntando "Select a location for the 'NOME DA REDE' network", e mostrará 3 opções. Selecione a opçãp "PUBLIC NETWORK". Deste jeito o windows fechará todos os compartilhamentos para esta rede sem atrapalhar sua vida quando você for conectar em algum local seguro como em casa.
- Atualmente, as cias de internet fornecem o router já configurado e protegido, mas se você for comprar um router para colocar uma conexão WI-FI faça a configuração segura com alguém que entenda do assunto e não amigos que com muito boa vontade querem ajudar, mas .... (veja o título deste artigo).
- Procure usar routers que possuem uma conexão extra para "guests". Deste jeito você terá duas networks, uma (a principal) para uso privado e seguro em casa ou no escritório e uma outra pública devidamente protegida e completamente separada da principal.
- Cias de cable e de telefone, oferecem rede FREE WI-FI em muitas cidades para seus assinantes. Verifique com a sua Cia e pegue sua password.
- Cias de celular como T-Mobile têm serviço WI-FI pago (Hot Spot) espalhadas pela cidade.
- Uma boa opção é ter seu próprio hot spot também oferecido pelas Cias de celular. Isto é possível usando smartphones Android (Tethering) via WI-FI ou via USB cable.
Lembrete: Smartphones, tablets e Macs são tão vulneráveis quanto os PCs. Só para avisar.
Estas são algumas sugestões para você ter segurança com o FREE WIFI e evitar surpresas desagradáveis. Para mais esclarecimentos estou a disposição: 1800-622.7210
Sabe de alguma outra dica importante sobre isto? Deixe-me saber!