Lido com computadores desde 1979, desde a época em que ainda não existia o Windows.

Trabalhar com computadores era um operar uma tela preta com um “tracinho” piscando (C:_ - o prompt de comando). Neste tempo, no Brasil existia uma lei de reserva de mercado que proibia a importação de tecnologia, forçando a indústria brasileira a desenvolver sua própria. Como americanos e japoneses desenvolviam novas tecnológias muito mais rapidamente, a indústria brasileira ficava a largos passos atrás e então surgiam “outras formas” de trazer esta tecnologia para dentro do Brasil.

A situação mudou, quando no governo Fernando Color de Melo a “Reserva de Mercado” caiu e empresas como HP, COMPAQ, DELL e outras, começaram produzir computadores dentro do Brasil. Isto fez com que empresas brasileiras como a COBRA e a PROLÓGICA tivessem sua trajetória encerrada. Mas quem ganhou com isto foram os consumidores e as empresas que puderam adquirir equipamentos com tecnologia mais avançada e com melhores preços.

A informática está tão ligada a vida das pessoas atualmente que em qualquer “roda” de bate-papo há algum comentário a respeito.

Há pouco mais 10 ou 15 anos atrás, você deve se lembrar que para se comunicar com seu familiar no Brasil você ainda utilizava cartas e o tempo médio entre você enviá-la; ela ser recebida; lida e respondida não seria menor que um mes. E isto se a pessoa, com muito boa vontade, respondesse rápido, não é mesmo? Hoje entre o envio e a resposta é quase instantâneo utilizando o email, messenger e redes sociais. Espantoso, não?

Toda esta mudança foi-se instalando gradativamente na vida das pessoas; no decorrer de seu dia-a-dia e dentro de casa. É computador por todos os lados, no trabalho, no lazer, no telefone, no carro, no … ufa! Dizem que aquele desenho das janelinhas é mais visto e conhecido até mesmo que a Coca-Cola.

Para resumir toda esta conversa isto significa que você não tem saída: Você tem que aprender a lidar com computadores; sistemas; programas; emails; etc … pois você está cercado! Como diz o ditado: Já que você não pode detê-lo, junte-se à ele.

Uma pergunta feita com frequência por muitos de meus clientes: PORQUE COMPUTADORES DÃO TANTO PROBLEMA?

Posso dizer que como um Computer Expert “Que bom que seja assim”. Mas os clientes dizem “Como é terrível isto!”.

Adquirir um computador é apenas a primeira etapa do processo. O computador precisa ser preparado antes que esteja disponível para uso. O sistema precisa ser inicializado; configurado e atualizado. A configuração envolve detalhes que um usuário comum poderá não saber fazer corretamente. A instalação e a configuração dos aplicativos são extremamente necessários, mesmo os que já veêm pré-instalados. A retirada de uma coleção de programas que o fabricante do computador, num acordo com fabricantes de softwares e provedores de internet, instalam para serem “comprados” e que não serão utilizados. Estes programas ficam ocupando recursos, espaços e poluindo o sistema do Windows, fazendo com que seu poderoso novo computador fique, em muitos casos, até mais lento que o antigo.
Aquela alegria de estar com uma super máquina novinha poderá esfriar em 3 meses se a inicialização for feita de forma errada, trazendo problemas ao sistema.

De início você deve saber que computadores não são eletrodomésticos como televisores e sistemas de áudio. Nas TVs o sistema está embutido nela e não pode ser alterado. A TV é ligada e desligada e nada mais acontece neste processo.



Em computadores a situação é bem diferente. Há 3 elementos envolvidos: O hardware (parte física; os componentes); o software (programas e aplicativos) e o peopleware (o usuário).

O sistema operacional, é um conjunto de programas e funções que dão vida ao computador e coloca tudo para funcionar. Ele reage e controla componentes e programas. Para cada componente instalado há um programa com instruções específicas para ativar e comandar suas funções.

No caso dos PCs há um universo bem distinto entre os componentes e o Sistema Operacional. O sistema Operacional mais usado, e todos já sabem disto. é o Windows. Há outros, mas o Windows está presente em 90% dos IBM-PCs compatíveis no mundo.

O fabricante dos componentes de um PC não é o mesmo que o do Sistema Operacional, ocorrendo aí a primeira dificuldade. O fabricante do componente deve fabricá-lo e também desenvolver o programa para que o Sistema Operacional carregue-o e ative as funções dele. Agora imagine a complexidade que existe tendo que existir harmonia entre o SO e cada um destes programas para cada componente de diferentes fabricantes.

No que se refere aos aplicativos existe uma dificuldade ainda maior, pois há um relaciomento complexo no funcionamento. É como uma orquestra num concerto. Cada pequeno programa deverá entrar em ação no momento exato que for chamado e executar precisamente as funções para a qual foi desenvolvido. Quando um destes programas não executa corretamente sua função há um CRASH. O sistema quebra, se desmonta e tudo é interrompido perdendo a estabilizada. Como resultado o Windows mostra uma mensagem de erro numa TELA AZUL (General Protection Fault - GPF).

Mas o que pode causar o mau funcionamento destes pequenos programas?

Bem, se tudo estava funcionando bem antes poderá ser uma das seguites causas:

  1. A Microsoft e todos os fabricantes de componentes disponibilizam atualizações com acertos de bugs (o nome disto é ONLINE UPDATE). Algumas vêzes o acerto de um bug pode provocar outro bug inesperado. Sendo assim, o que estava funcionando bem antes pode não funcionar bem após um update. Parece loucura, mas é assim que ocorre. Mesmo porque o Windows possui ativo o sistema de updates funcionando automaticamente e a atualização se efetiva justamente quando computador é desligado e religado.
    Muitos clientes me dizem assim: “Mas ontem antes de eu desligá-lo estava tudo bem. Hoje liguei e apareceu este problema!”. Infelizmente não dianta nem orar, porque este tipo de problema só se resolve de uma maneira: Chamando um computer expert.
  2. Uma outra causa de problemas são contaminações por malwares vindos por meio de websites de natureza “duvidosa” e vírus por meio de Messenger e emails.
  3. Algo que ocorre muito é aquela “dica do amigo” que diz que o computador precisa de uma “limpeza” para ficar mais rápido. Então, julgando que certos arquivos são desnecessários e que na verdade são essenciais ao funcionamento do Windows, sai apagando tudo o que vê, como um verdadeiro serial killer cibernético. Daí depois de se fazer esta “matança” o computador é desligado e quando é ligado novamente o Windows vai procurar aquele arquivo e não vai achar mais. Resultado: CRASH!!
  4. Dedinhos também são responsáveis por muitos dos problemas em computadores. Crianças não devem ser afastadas dos computadores, mas elas não devem jogar ou mexer em computadores que não podem correr o risco de mal funcionamento. Se elas não puderem ter seu próprio PC existem medidas muito seguras para que elas usem o mesmo computador sem com isto estragá-lo ao primeiro toque.

... para este artigo não ficar long, continuo na PARTE II ...

Muito Obrigado e que Deus abençoe vocês,

gostou2